martedì 13 novembre 2012
Espinafre com molho branco.
Ingredientes:
1 maço de espinafre;
1 colher de manteiga;
2 colheres de sopa de creme de leite (nata);
1/2 xícara de leite;
1 ovo (clara e gema);
1 colher de sobremesa rasa de maizena;
1 colher de sopa de queijo parmezáo ralado; e
sal, cheiro-verde, alho, cebola e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lave o espinafre e retire somente as folhas, temperando levemente com sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino.
Em uma panela rasa frite o alho e cebola na manteiga e deixe dourar um pouco. Acrescente o espinafre e regogue por alguns minutos até que as folhas murchem. Adicione o creme-de-leite e misture com o refogado, colocando o leite em seguida. Tome meio copo de água e acrescente o ovo e a maizena, batendo bem. Quando o refogado estiver fervendo, adicione o ovo com a maizena e mexa até engrossar. Quando estiver pronto, coloque o queijo ralado e misture.
Bom para acompanhar carnes, aves ou peixes.
Dica:
Acrescente meio cálice de cointreau ou de cognac durante o refogado, se for preparar para acompanhemento de peixes.
sabato 15 settembre 2012
La Polenta
... chi è quello che non ama una buona polenta?
Eu, particularmente, adoro! Ainda mais se for com um molho de linguiça calabresa ou de carne moída. Mas a polenta tem segredos e só depois de muitas polentas é que se pode dizer; "io faccio una polenta meravigliosa"! Pois bem, eu digo!
Ingredientes para a polenta:
1 1/2 litros de água
3 xícaras de fubá de milho médio
1 colher de banha (ou manteiga)
1 colher de sopa rasa de sal
1 cubo de caldo de carne ou de frango (opcional)
Ingredientes para o molho:
1/2 kg. de linguiça (ou de carne moída)
6 tomates bem maduros (ou 1 pacote de molho de tomate sem tempero)
1 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa rasa de banha ou duas de óleo de milho
temperos verdes
Preparação da polenta:
Em uma panela de ferro (ou de alumínio grosso) coloque a água e o fubá, dissolva bem ainda frio. Adicione a banha ou manteiga, o sal e o cubo de caldo. Mexa sempre até engrossar e cozinhe por uma hora (no mínimo). O fubá mal cozido fica com um gosto amargo e a polenta mal cozida tende a provocar azia.
Enquanto a polenta cozinha, ela deve ser mexida frequentemente para não "embolar".
Preparo do molho:
Em uma panela média, esquente a gordura, pique a cebola e o alho, doure levemente e adicione a linguiça já devidamente cortada em pedacinhos ou moída (esmigalhada?). Depois adicione o suco de 6 tomates batidos e peneirados ou use suco de tomate pronto sem tempero. Adicione os temperos verdes (salsinha, cebolinha, aipo, manjericão etc.) de sua preferência.
Em um pirex, monte a polenta em camadas com o molho e termine com uma camada de molho, cobrindo-a com queijo ralado. Leve ao forno forte para gratinar por alguns minutos.
Dica: Adicione uma pitada de canela em pó e uma colher de café de açúcar ao molho para retirar o ácido do tomate.
Buon appetito!
mercoledì 18 luglio 2012
Pão amarrotado
É uma receita para aproveitar o pão velho ou amanhecido. Mais ou menos como um pudim-de-pão salgado. O gosto é mais ou menos parecido com o famoso sandwiche francês, "Croque Monsieur".
Ingredientes:
5 pães amanhecidos
2 ovos
2 copos de leite
200 gr. de presunto
200 gr. de queijo
2 colheres de manteiga
1 cebola pequena
1 tomate
50 gr. de parmesão ralado
orégano, sal, alho e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
Pique os pães e adicione o leite com os ovos para amolecê-los. Em uma frigideira, derreta a manteiga e rale a cebola para dourar. Pique o presunto em cubinhos pequenos e adicione à frigideira para refogar com a cebola. Acrescente o alho, sal, orégano e pimenta do reino. Pique os tomates em cubinhos e adicione, deixando refogar um pouco sem amolecer muito o tomate.
Pique o queijo em pequenos quadrados, adicione ao pão amolecido. Junte o conteúdo do refogado e misture tudo. Unte uma assadeira ou refratário com manteiga, despeje o conteúdo da mistura e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou tempo suficiente para gratinar.
Bom apetite...
Dicas: o presunto pode ser substituído por peito de frango em cubinhos ou linguiça calabresa.
lunedì 11 giugno 2012
La Focaccia
Per fare una focaccia, una pizza ossia un pane c'é bisogno di fede!
Assim, é melhor depositar tua massa nos pés de San Genaro! Bom, é uma tradição italiana que a massa deve ser "rezada" para o santo. Mas trata-se do que chamamos de "massa dormida". O pão italiano é feito com esta massa de alta fermentação, bem como a pizza e a "focaccia". A focaccia é um bolo salgado, que em Napoli é como uma pizza grossa e temperada. Só isso. Na Calabria e na Toscana ela é como um pão e, em algumas regiões, é um pão de batata. Ma tutti sono una delizia!
A tradicional focaccia que aprendi com os nonni é no formato de pão mas com a massa típica napolitana. Desconfio que seja uma maneira toscana de fazê-la pois era assim que meu nonno Guido ou a nonna Angelina faziam. Então... mãos à massa:
Massa:
750 ml de água;
2 Kg de farinha de trigo branca;
4 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal refinado;
5 colheres de azeite de oliva;
2 colheres de sopa cheias de banha de porco;
2 colheres de sopa de fermento biológico seco para pão;
1 ovo.
1 vela;
1 estátua de San Genaro.
Opcionais:
No lugar da banha de porco, pode-se usar 1/2 copo (100ml approx.) de óleo vegetal. No lugar do fermento seco pode-se usar 2 tabletes de 15 g de fermento de pão.
Recheio:
Aproximadamente 1 Kg de linguiça mista (toscana) defumada.
Ritual da massa:
Aqueça a água a 38 ⁰C (água morna), despeje em uma bacia (ou tupperware grande), adicione o açúcar, o sal e o fermento. Cuidado, a água muito quente pode matar o fermento! Aguarde o fermento "acordar" (ficará como flocos). Adicione 1/2 Kg da farinha, o ovo, a banha e o azeite. Misture bem e vá juntando mais 1/2 kg de farinha, batendo sempre para fazer uma massa mole de pão.
Acenda a vela, ao pé da estátua de San Genaro e deixa a massa dormir ao pé do santo. Mas antes, não se esqueça de rezar:
"Glorioso San Gennaro,
strenuo atleta della fede di Gesù Cristo,
inclito patrono di Napoli,
volgi benigno lo sguardo verso di noi
e dègnati di accogliere i desideri la pasta,
che con piena fiducia nel tuo potente patrocinio
deponiamo ai tuoi piedi."
Montando a Focaccia:
No dia seguinte acabe a massa que deve estar quase transbordando da bacia (se rezastes com muita fé) e amasse-a novamente com o restante da farinha, deixando um pouco para abrir a massa com um rolo e rechear a focaccia com a linguiça sem a pele e devidamente amassada.
Use uma camada generosa da linguiça na massa aberta e enrole-a para fazer como um pão. Não use linguiça demais. Apenas uma fina camada da linguiça "moida" é suficiente.
Deixe crescer a focaccia por mais uma hora ou uma hora e meia, dependendo da temperatura ambiente. Se tiver uma estufa podes usá-la ou, se tiveres um fogão à lenha, tanto melhor.
Asse em forno bem quente por 45 a 60 min. no ponto que desejar a cor.
Dicas:
Outros recheios podem ser experimentados, tais como bacon, presunto etc. ou adição de tomates, cebolas, pimentões etc.. A receita original é feita apenas com linguiça defumada desmanchada.
Buon appetito!
martedì 15 maggio 2012
Batatas bandidas
Batatas bandidas é uma denominação geral de vários tipos de batatas recheadas e gratinadas no forno. São fáceis de se preparar e ficam muito gostosas... só que engordam um monte... mas tudo bem. O que importa é comer bem! Aqui vai a receita de um tipo delas:
3 batatas grandes
100 gr. de bacon cortados em cubos
100 gr. de queijo prato ou mozzarella picados em cubos ou em tiras
50 gr. de queijo ralado
1 colher de sopa bem cheia de requeijão cremoso (aquele de copo)
1 colher de sopa de creme de leite (nata)
sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparar:
Corte as batatas, sem descascá-las, ao meio e retire o "miolo" da batata, cavando uma espécie de cuia na batata, deixando as paredes com cerca de 0.5 cm. As partes retiradas devem ser picadas em cubinhos bem pequenos. Em uma tigela, junte os cubinhos de batata, bacon e queijo, misturando-os bem. Junte, então, as colheres de requeijão cremoso e de nata (creme de leite).
Arrume as batatas cortadas em uma assadeira forrada com papel alumínio, polvilhe com sal e pimenta a gosto. Rechei-as com o bacon, queijo e demais ingredientes, polvilhando-as com o queijo ralado. Leve ao forno e asse por 1 hora em forno médio para que as batatas assem bem e o queijo do gratinado não queime.
Bom apetite.
Dicas:
O queijo pode ser tipo provolone e o bacon pode ser substituído por frango desfiado, presunto, carne-seca. Variaçoes leguminosas e vegetarianas também ficam gostosas.
martedì 24 aprile 2012
Biscoito da roça
Non dimentica le tradizioni...
perchè, veramente siamo tutti contadini!
Pois é, quem foi criado na roça e tinha uma vovó que fazia as coisas gostosas logo de manhã, deve se lembrar de biscoitos no café da manhã. E a minha Nonna fazia uns biscoitos de milho com polvilho que eram deliciosos. Ho spesso lei vide fare questa specialità.
Ingredientes:
1 xícara-de-chá de farelo de milho (beijú amarelo)
2 xícaras de polvilho azedo
2 ovos
1 xícara de água quente
1/2 xícara de leite
2 colheres de óleo ou manteiga
1 colher-de-sopa rasa de açúcar
1 colher-de-chá de sal.
Modo de preparar:
Misture a seco, o beiju e uma xícara do polvilho e escalde com 1 xícara de água quente. Mexa e deixe esfriar. Junte os ovos inteiros e bata com uma colher de pau para homogeneizar a massa. junte o leite, o óleo, o açúcar e o sal. Junte o restante do polvilho amassando sempre para obter uma massa consistente não muito seca. Se muito seca, junte mais leite. Se muito mole, junte mais polvilho.
Deixe descansar por 2 ou 3 minutos. Enquanto isso, acenda o forno. Faça rolinhos com a massa e faça os biscoitos em argolas. Asse em forno quente (280 ⁰C) por 15 a 20 minutos.
venerdì 6 aprile 2012
Cassata Italiana
Buona Pasqua ... auguri a tutti
Ingredientes:
300 gr açúcar
06 ovos
80 gr chocolate meio amargo em barra ralado
200 gr manteiga
300 gr frutas cristalizadas
250 gr de Nata
250 gr de bolacha champagne picada
essência de baunilha
1 e 1/2 dose de Licor de fruta
Preparo :
Separar as gemas e as claras. E reservar 4 colheres de nata para o preparo do chocolate.
Creme base:
Bater as gemas com 150 gr de açúcar até ficar um creme branco, juntar a manteiga na temperatura ambiente e a baunilha, batendo sempre para obter um creme consistente. Juntar a nata (o restante menos as 4 colheres) bater e resevar.
Aquecer em banho maria as claras e bater um merengue com 150 gr de açúcar.
Misturar o merengue ao creme e dividir em 1/3 e 2/3.
Creme 1 (cobertura):
Derreter o chocolate com 4 colheres de sopa de nata, deixar esfriar e misturar em 1/3 do creme base. Forrar uma forma ou pirex com filme plástico ou celofane untados com manteiga para não grudar a cobertura. Espalhar o creme da cobertura no fundo e laterais da forma. Levar ao congelador por alguns minutos para endurecer.
Creme 2 (frutas)
No restante do creme, adicionar as frutas cristalizadas e 1/2 dose de licor de frutas (cherry, framboesa, laranja ou outro de sua preferência).
Montagem:
Pique as bolachas e embeba-as em uma dose de licor com um pouco de água. O suficiente para embeber mas não amolecer muito a bolacha.
Depois de endurecida a cobertura, coloque a metade do creme com as frutas cristalizadas, cubra com metade das bolachas champagne embebidas e repita uma nova camada de creme e finalize com a de bolachas. Pressione levemente para fazer a base da cassata e leve ao congelador.
Depois de congelada, desenforme em um prato adequado e retire o filme plástico. Passe então para a geladeira e mantenha gelado (não precisa estar congelado para ser servido).
Um pouco antes de servir decore com bolas de sorvete de chocolate, amêndoas e/ou chocolate granulado. Pode ser decorado com frutas e outras coberturas.
Buon appetito
Dicas:
A ordem e a quantidade de cremes pode ser alterada, pode-se usar um creme de morangos para intercalar o chocolate (cassata napolitana) pode-se acrescentar o creme spumoni com panetone embebido no licor etc.. A criatividade fica por conta de cada um.
giovedì 23 febbraio 2012
Esfihas da Rê
São tão lindas, Rê, que não resisti e postei no blog. Ainda não fiz, mas vou fazer na próxima semana. Então, para quem gosta de esfiha... aí vai.
Massa:
Colocar na batedeira:
2 tabletes de fermento flechaman
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 copo de leite morno
1 colher e ½ de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Colocar farinha de trigo até dar ponto na massa.
Ela fica bem macia.
Fazer bolinhas . Mais ou menos 32 bolinhas.
Recheio:
½ k de carne moída
1 copo de yorgute
1 cebola média, picada,
2 tomates sem semente , picados,
caldo de 2 limões.
Quando fizer a última bolinha, já poderá aquecer o forno e untar a forma com óleo.
Pegar a primeira bolinha e ir abrindo
e formando a esfirra.
Assar formo 180--200 graus
Massa:
Colocar na batedeira:
2 tabletes de fermento flechaman
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 copo de leite morno
1 colher e ½ de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Colocar farinha de trigo até dar ponto na massa.
Ela fica bem macia.
Fazer bolinhas . Mais ou menos 32 bolinhas.
Recheio:
½ k de carne moída
1 copo de yorgute
1 cebola média, picada,
2 tomates sem semente , picados,
caldo de 2 limões.
Quando fizer a última bolinha, já poderá aquecer o forno e untar a forma com óleo.
Pegar a primeira bolinha e ir abrindo
e formando a esfirra.
Assar formo 180--200 graus
mercoledì 22 febbraio 2012
La Pizza
Quindi, ma chi è l'ítaliano a chi non piace una buona pizza...
A pedido da Karla Dalsasso, aí está uma receita de pizza... a tradicional pizza italiana. Bem, a tradicional pizza napolitana é feita com a massa fermentada dormida... e muita reza pra San Genaro para protejer a massa. Geralmente o italiano faz a massa e a coloca nos pés da imagem do santo.
Esta receita (2 pizzas grandes) é mais rápida, mas podes rezar assim mesmo. Hehehe...
Massa:
1 1/2 copos de água morna
4 colheres de azeite de oliva
3 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres rasas de fermento biológico seco
4 xícaras de farinha.
Recheio:
A pizza italiana não tem recheio, é feita com suco de tomate, queijo e temperos. Mas existem muitas variantes. A tradicional pizza pode ser feita com:
4 tomates maduros
500 gr. queijo mozzarella
orégano, manjericão, tomilho a gosto.
Modo de preparo:
Em uma travessa grande (para que se possa amassar), junte a água, o sal, o açúcar. Dissolva o fermento biológico seco e aguarde até que ele granule. Junte, então o azeite e metade da farinha, deixando a massa descansar por 1 hora (no mínimo). O ideal é deixá-la crescer até que dobre de tamanho.
Enquanto isso, bata 2 dos tomates no liquidificador (peneire, se desejar) e separe para usar no fundo da pizza. Podes usar molho pronto de tua preferência, mas use molho sem tempero (suco de tomate).
Junte, então o restante da farinha à massa (se precisar adicione mais um pouco de farinha) e abra-a em assadeiras.
Se quiser a pizza bem sequinha, pré-asse a massa. Com uma colher, adicione um pouco de suco de tomate e orégano na massa e leve ao forno para pré-assar. Asse até que o tomate seque, mas não deixe a massa dourar ainda!
Retire, então, a massa pré-assada, e cubra com o queijo, mais algumas rodelas dos outros tomates cortadas finas e polvilhe com manjericão picado, orégano e tomilho a gosto.
Se preferir a massa mais grossa, adicione o suco de tomate, o queijo e as rodelas de tomate com os temperos e deixe a massa descansar por uns 20 minutos e aí, então, leve ao forno.
Em ambos os casos, despeje uma generosa quantidade de azeite de oliva antes de levar ao forno e asse até que o queijo derreta bem. Bom apetite.
Variações:
Se preferir podes usar outros recheios, por exemplo, a pizza paulista é feita com queijo e presunto e o presunto deve ir por baixo do queijo. Uma adição especial é pulverizar com queijo parmezão por cima de tudo... deixe o parmezão ficar dourado. Fica muito bom!
A pedido da Karla Dalsasso, aí está uma receita de pizza... a tradicional pizza italiana. Bem, a tradicional pizza napolitana é feita com a massa fermentada dormida... e muita reza pra San Genaro para protejer a massa. Geralmente o italiano faz a massa e a coloca nos pés da imagem do santo.
Esta receita (2 pizzas grandes) é mais rápida, mas podes rezar assim mesmo. Hehehe...
Massa:
1 1/2 copos de água morna
4 colheres de azeite de oliva
3 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres rasas de fermento biológico seco
4 xícaras de farinha.
Recheio:
A pizza italiana não tem recheio, é feita com suco de tomate, queijo e temperos. Mas existem muitas variantes. A tradicional pizza pode ser feita com:
4 tomates maduros
500 gr. queijo mozzarella
orégano, manjericão, tomilho a gosto.
Modo de preparo:
Em uma travessa grande (para que se possa amassar), junte a água, o sal, o açúcar. Dissolva o fermento biológico seco e aguarde até que ele granule. Junte, então o azeite e metade da farinha, deixando a massa descansar por 1 hora (no mínimo). O ideal é deixá-la crescer até que dobre de tamanho.
Enquanto isso, bata 2 dos tomates no liquidificador (peneire, se desejar) e separe para usar no fundo da pizza. Podes usar molho pronto de tua preferência, mas use molho sem tempero (suco de tomate).
Junte, então o restante da farinha à massa (se precisar adicione mais um pouco de farinha) e abra-a em assadeiras.
Se quiser a pizza bem sequinha, pré-asse a massa. Com uma colher, adicione um pouco de suco de tomate e orégano na massa e leve ao forno para pré-assar. Asse até que o tomate seque, mas não deixe a massa dourar ainda!
Retire, então, a massa pré-assada, e cubra com o queijo, mais algumas rodelas dos outros tomates cortadas finas e polvilhe com manjericão picado, orégano e tomilho a gosto.
Se preferir a massa mais grossa, adicione o suco de tomate, o queijo e as rodelas de tomate com os temperos e deixe a massa descansar por uns 20 minutos e aí, então, leve ao forno.
Em ambos os casos, despeje uma generosa quantidade de azeite de oliva antes de levar ao forno e asse até que o queijo derreta bem. Bom apetite.
Variações:
Se preferir podes usar outros recheios, por exemplo, a pizza paulista é feita com queijo e presunto e o presunto deve ir por baixo do queijo. Uma adição especial é pulverizar com queijo parmezão por cima de tudo... deixe o parmezão ficar dourado. Fica muito bom!
martedì 7 febbraio 2012
Quiche de Cenouras
Massa:
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 200g de manteiga
- sal a gosto
- 1/4 de xícara de água
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite, pode ser light
- sal a gosto
- 2 cenouras raladas
- 50g de queijo ralado
Misture a farinha de trigo com a manteiga até fazer uma farofa. Acrescente a água e misture até formar uma massa homogênea. Forre uma forma de fundo removível com essa massa.
Recheio:
Bata os ovos com um batedor de arame como se tivesse fazendo omelete. Misture o creme de leite e sal a gosto. Pode-se usar uma pitada de orégano ou outras ervas de sua preferência. Umas folhas de manjericão também fica muito bom.
Use duas cenouras raladas para cobrir o fundo da massa e depois
Coloque a mistura sobre a cenoura para cobrí-la toda. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos
Dicas:
Outros vegetais podem ser usados, tais como palmitos, aspargos, ervilhas e combinações.