Quindi, ma chi è l'ítaliano a chi non piace una buona pizza...
A pedido da Karla Dalsasso, aí está uma receita de pizza... a tradicional pizza italiana. Bem, a tradicional pizza napolitana é feita com a massa fermentada dormida... e muita reza pra San Genaro para protejer a massa. Geralmente o italiano faz a massa e a coloca nos pés da imagem do santo.
Esta receita (2 pizzas grandes) é mais rápida, mas podes rezar assim mesmo. Hehehe...
Massa:
1 1/2 copos de água morna
4 colheres de azeite de oliva
3 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres rasas de fermento biológico seco
4 xícaras de farinha.
Recheio:
A pizza italiana não tem recheio, é feita com suco de tomate, queijo e temperos. Mas existem muitas variantes. A tradicional pizza pode ser feita com:
4 tomates maduros
500 gr. queijo mozzarella
orégano, manjericão, tomilho a gosto.
Modo de preparo:
Em uma travessa grande (para que se possa amassar), junte a água, o sal, o açúcar. Dissolva o fermento biológico seco e aguarde até que ele granule. Junte, então o azeite e metade da farinha, deixando a massa descansar por 1 hora (no mínimo). O ideal é deixá-la crescer até que dobre de tamanho.
Enquanto isso, bata 2 dos tomates no liquidificador (peneire, se desejar) e separe para usar no fundo da pizza. Podes usar molho pronto de tua preferência, mas use molho sem tempero (suco de tomate).
Junte, então o restante da farinha à massa (se precisar adicione mais um pouco de farinha) e abra-a em assadeiras.
Se quiser a pizza bem sequinha, pré-asse a massa. Com uma colher, adicione um pouco de suco de tomate e orégano na massa e leve ao forno para pré-assar. Asse até que o tomate seque, mas não deixe a massa dourar ainda!
Retire, então, a massa pré-assada, e cubra com o queijo, mais algumas rodelas dos outros tomates cortadas finas e polvilhe com manjericão picado, orégano e tomilho a gosto.
Se preferir a massa mais grossa, adicione o suco de tomate, o queijo e as rodelas de tomate com os temperos e deixe a massa descansar por uns 20 minutos e aí, então, leve ao forno.
Em ambos os casos, despeje uma generosa quantidade de azeite de oliva antes de levar ao forno e asse até que o queijo derreta bem. Bom apetite.
Variações:
Se preferir podes usar outros recheios, por exemplo, a pizza paulista é feita com queijo e presunto e o presunto deve ir por baixo do queijo. Uma adição especial é pulverizar com queijo parmezão por cima de tudo... deixe o parmezão ficar dourado. Fica muito bom!
Nessun commento:
Posta un commento