sabato 30 marzo 2013

Risoto de camarão (au cognac)




Pense como um risoto é delicioso... de camarão então, nem se fala. Pode-se dizer que o "risotto" (arrozinho em italiano) é outra iguaria chinesa trazida por Marco Polo para a Itália junto com o macarrão. Outra origem citada é que os sarracenos trouxeram o arroz para o sul da Itália e que o grão cozido com ensopados deu origem ao que conhecemos como risotto. É um prato típico da região lombarda mas em toda a peninsula itálica se come "Il risotto".

Existem várias receitas de risoto (ou risotto) e cada região da Itália o faz com diferentes cores, sabores e consistências. Em Piemonte, o risotto alla piemontesa é carregado no ovo, na manteiga e no creme de leite. O risotto napolitano é feito com muito queijo e leite e existem os risotos de outras regiões.

As regiões marítmas da Itália, principalmente do Adriático (Veneza, Ferrara etc. ) e da Puglia (o salto da bota no mapa) "i gamberetti" (camarões) são muito apreciados. Claro que todos nós gostamos de camarão e o risoto de camarão fica muito gostoso. Vamos, então, à receita:

Ingredientes

250 gr arroz
4 colh. de sopa de óleo de milho ou 2 de banha de porco
500 gr camarão pequeno limpo descascado
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 lata de ervilhas
2 pimentões verdes médios
1 pimentão vermelho médio
1 cenoura média
1 cebola pequena
1 dose de conhaque
1 pct. de 50gr de queijo parmesão ralado
azeitonas, salsa, cebolinha, azeite de oliva, pimenta do reino, alho e sal

Preparo

Arroz:

Para preparar um arroz bem solto e bem cozido, aqueça a gordura de porco ou o óleo de milho e coloque o arroz já lavado e seco para que frite bem. O arroz está bem frito quando a gente sente o cheiro de pipoca. Adicione, então, uma colher de sopa rasa de sal, e alho a gosto. Adicione 4 copos de água e deixe o arroz cozinhar. Quando a água chegar no nível do arroz, abaixe o fogo e abafe com a tampa. Desligue o arroz quando a água secar totalmente.

Legumes:

Enquanto o arroz cozinha,  pique os pimentões em pequenos cubinhos, rale a cenoura e separe.

molho:

Em uma panela média com 4 colheres de azeite do olivas, refogue a cebola cortada em pedaços pequenos ou ralada,  alho e cheiro verde (salsa e cebolinha), acidione os camarões limpos e deixe refogar sem cozinhar muito. Os camarões muito cozidos ficam "emborrachados".  Adicione, depois, a massa de tomate, 1/2 xícara de água e a dose de conhaque. Deixe evaporar um pouco do álcool  e desligue.

montar:

Para montar o risoto, misture em um recipiente grande, o arroz, o camarão ao molho, os legumes picados, ervilhas e as azeitonas a gosto. Tome um refratário grande, unte com mais azeite e despeje a mistura, cobrindo-a com o queijo parmesão. Leve ao forno quente (240⁰ a 260⁰) para gratinar o queijo e sirva.

Buon appetito...

Nessun commento:

Posta un commento