mercoledì 13 maggio 2009

Picadinho a cocó

Pois bem, meu amigo Cláudio, não sei se o picadinho a cocó da "cantina d'amico Piolin" tinha tantos fãs, mas era realmente gostoso e, principalmente depois das noitadas e das Vodkas que tomávamos nos anos 70... era uma benção para o estômago na madrugada. Uma vez, na Bahia, Fifa resolveu fazer uma receita que, segundo ela, era a original. Sinceramente não anotei, mas lembro-me dos ingredientes. Primeiro apelei para a Internet e não descobri nada, a não ser aquele comentário teu em um blog. Mesmo assim, nesta semana resolvi arriscar. Ficou delicioso (veja a foto) e, conforme prometi, segue a minha versão.

Ingredientes:

500 gr de carne
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 ou 3 espigas de milho verde
2 tomates médios
1 cebola média
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de óleo de milho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 dose de cachaça envelhecida
2 folhas de louro
cheiro verde, vinagre, pimenta do reino, sal e azeitonas a gosto

Modo de preparar:

Corte a carne em tiras finas de aprox. 6 cm de comprimento. Tempere com o alho amassado, sal, pimenta do reino e vinagre de vinho a gosto. Pique as cebolas, pimentões e tomates em pequenos cubos; descaroce as azeitonas; e corte o milho, retirando os grãos para refogar.

Em uma panela pequena, refoque o milho verde, rapidamente, com um pouco de cebola picada, uma colher de óleo de milho e uma colher do azeite de oliva. Separe para usar depois.

Aqueça o restante do óleo de milho e de oliva e frite a carne deixando-a dourar um pouco. adicione o restante da cebola, os pimentões e o tomate, deixando refogar por alguns minutos com duas folhas de louro. Depois adicione o milho verde refogado. Prove o sal e a pimenta do reino e, se necessário adicione a gosto. Alguns minutos antes de servir adicione o cheiro-verde e a cachaça... mais um minutinho e desligue o fogo.

Sirva com arroz branco, bananas à milanesa e salada de folhas. Um ovo frito pode ser uma adição caipira, mas acompanha deliciosamente este prato. Buon appetito!

Dicas:

A carne pode ser o filé mignon, o patinho, a alcatra ou a maminha bem limpos. Pessoalmente, prefiro o patinho ou a alcatra. Quem gosta de uma carne mais suave pode usar a maminha ou o filé mignon.

Pode-se usar o milho em conserva, mas escorra bem o líquido e aqueça com azeite ou manteiga para tirar o gosto de conserva.

Pode-se adicionar uma colher de catchup picante ou molho inglês para fazer variações. Vou experimentar, ainda, trocar as azeitonas por uvas passas sem caroço e substituir a cachaça por conhaque... uma sofisticação, mas deve ficar bom.

2 commenti:

  1. Nossa João !!!
    Que delicia!
    Deve ter ficado maravilhoso.
    Só uma duvida, refogar o milho verde cru é suficiente? Não precisa cozinhar primeiro?
    Tô copiando sua receita para minha coleção.....testarei logo.
    Amanhã estarei fazendo mini morangas com camarão. Depois mando fotos.
    Abração
    Claudio

    RispondiElimina
  2. Joao, nao sei o porque, mas eu acreditava que que era um picadinho de galinha! Vou fazer compras amanha e depois de pronto eu te mando fotos e minha opinião sobre o resultado. Minhas memorias de ir ao Ferros com amigos/as LGBT e depois de muita cerveja ou chope escuro ir comer o picadinho era obrigatório e barato. para estudantes e recém casados ele era um maná do Bexiga. Eu estou caçando a receita do sanduiche frito do Riviera, voce teria alguma pista de aonde encontra-lo? Abracos e muito obrigado.

    RispondiElimina