domenica 25 novembre 2007

Spaghetti alla Bottarga


Existem diversas receitas de espaguete com bottarga e, certamente, o Google retornará uma infinidade de links. Na verdade, a que aqui apresento é uma receita própria, de certa forma derivada de uma "ricetta della nonna" para um risotto de truta defumada.

Isto significa que "variações sobre o tema" podem ser feitas sem perda do prazer.

Ingredientes:

500 gr. Espaguete fresco
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de creme de leite (nata)
50 gr. pinoli
3 tomates médios
alecrin fresco, alho, salsa, cebolinha verde, sal, alcaparras
Bottarga (em pó ou em finas fatias)


Modo de preparo:

Corte os tomates em pequenos cubos. Doure os pinoli na manteiga e adicione alho, alecrin verde, salsa, cebolinha e as alcaparras, refogando sempre em fogo brando para não queimar os temperos. Adicione os tomates picados e abafe a panela por uns 10 minutos para o tomate cozinhar. Adicione 4 colheres de sopa de bottarga em pó ou umas 100 gr. de bottarga finamente fatiada, misture e deixe cozinhar mais uns 5 minutos. Acrescente o creme de leite (nata) misture e retire do fogo. Adicione o "spaghetti" cozido "al dente" e ...

Buon appetito!

Dicas:

Os tomates podem ser picados em um processador, mas cuide para que não se liquefaçam, pois não se quer um molho ao sugo. Os pignolli são encontrados em casas de especiarias, em árabe são chamados de "snubar". Na falta deles, as nozes podem ser usadas; neste caso não as doure na manteiga pois tendem a ficar muito amargas.

Quando adicionar temperos no refogado, não deixe que os temperos verdes queimem, pois perdem suas propriedades aromáticas. Em certos casos, compensa adicionar os temperos verdes depois dos tomates.

Ao adicionar a nata, não deixe ferver novamente, pois o tomate pode talhar o creme de leite.

A massa não deve ser muito cozida, apenas o suficiente para que não fique com o gosto de farinha crua (cottura al dente).

Nessun commento: