La Pasqua è sinonimo di torrone... e, já que os ovos estão caros, que tal fazer o seu próprio torrone? Ok, pode ser trabalhoso mas é muito... mas muito mais gostoso que os industriais. Na Itália os torrones são feitos com amêndoas, pistaches, avelãs e mel de acácia. Nossa receita brasileira é com amendoins e glicose de milho. Mas não se preocupe, fica ótimo. Pois bem, mãos à massa.
Igredientes:
3 1/2 xícaras de açúcar refinado
1 vidro de 350 gr. de glicose de milho (mel karo)
2 claras de ovo
1/2 kg de amendoim grande (amendoim branco) cru.
4 folhas A4 de papel arroz (starch paper) branco.
Caso não tenha o papel arroz use açúcar de confeiteiro e papel manteiga.
Modo de preparo:
Torre os amendoins, sem que eles fiquem muito queimados. Espere esfriar e retire a pele avermelhada. O ideal é usar amendoim pelado.
Forre uma forma com o papel 2 folhas de papel arroz, ou com papel manteiga untado com óleo de milho.
Eu uso o papel manteiga para simplificar mais a receita. O papel arroz, além de caro é difícil de encontrar. Mas existem sites que vendem pela internet.
Na batedeira, junte uma pitada de sal e bata as duas claras em neve, ajuntando aos poucos 1/2 xícara de açúcar refinado (4 colheres de sopa) para sustentar as claras e facilitar a incorporação das mesmas na calda quente.
Eu bato o açúcar no liquidificador para ele ficar um pó bem fino. As claras em neve ficam mais uniformes e a mistura com a glicose é mais fácil.
A preparação da calda quente tem que ser bem vagarosa para não queimar a glicose e o açúcar pois o torrone deve ser bem branco. A glicose de milho já é amarelada mas pode-se usar xarope de glicose ou mel cristal. Para o preparo, use fogo mínimo ou use uma forma para banho-maria.
Aquecida a glicose, adicione o restante do açúcar refinado misturando bem.
Deve-se mexer sem parar para que o açúcar incorpore-se no melado. Este processo leva de 20 a 30 minutos até que a calda esteja bem lisa.
Depois da calda pronta adiciona-se uma colher de cada vez da clara e mexe-se sempre a cada adição para a clara se misturar com a calda sem formar grumos.
Finalmente, esta massa deve ser cozida, sempre em banho-maria, durante uns 40 minutos e deve-se mexer sem parar, pois deve produzir um caramelado branco e denso.
Então, aqueça o amendoim no forno porque ao ser adicionado à massa não deve estar frio pois a massa pode adensar muito rápido. Depois de aquecido, o amendoim vai sendo incorporado à massa do torrone.
Finalmente, acerte a massa na forma e cubra com açúcar de confeiteiro, levando à geladeira por, no mínimo 24 horas para endurecer. Quanto mais tempo, ficar na geladeira, mais duro fica o torrone.
Depois de desenformado, cubra o outro lado com o açúcar de confeiteiro antes de cortar. Os pedaços podem, opcionalmente, levar uma cobertura de chocolate.
No caso do uso do papel arroz, coloque o papel no fundo da assadeira e depois cubra com mais papel arroz antes de levar à geladeira.
Buona Pásqua a tutti...